sexta-feira, 16 de março de 2012

Eficiência de Mercado


    O assunto que gostaríamos de abordar nesse momento era o CAPM. Porém, paramos para pensar e concluímos que, para tratar desse assunto, deveríamos trabalhar antes o conceito do Beta de um ativo, logo, teríamos que abordar os conceitos de Risco Sistemático e Risco Não-Sistemático. Então pensamos mais um pouco e chegamos à infeliz conclusão de que devemos tratar primeiro de eficiência de mercado. Infeliz porque é um assunto bastante batido nas finanças e, de certa forma, um tanto chato e pouco prático.

    A hipótese de eficiência de mercado há muitos anos vem sendo estudada e existem muitas publicações a seu respeito. Basicamente, um mercado é eficiente se ele impossibilita ganhos anormais (FAMA, 1970). Logo, não seria possível “bater” o mercado. Sendo assim, toda informação gerada seria absorvida imediatamente pelo mercado, caracterizando a eficiência.

    Conforme FAMA (1970) existe 3 formas de eficiência de mercado. A primeira, chamada de “forma fraca”, mostra que os preços refletem toda a informação contida nos preços passados, os testes dessa forma procuram mensurar como o passado prediz o futuro. A segunda, chamada de “forma semi-forte”, além dos preços refletirem as informações passadas, eles também, absorvem toda nova informação pública, os testes dessa forma mostram quão rápido uma informação pública é refletida nos preços. Já a terceira forma é chamada de “forma forte”, que, além dos preços refletirem as informações públicas, eles também refletiriam as informações privadas. Os testes para essa forma permitem verificar a ocorrência da atuação de insighters.
 
    Em 1991 FAMA modifica a forma de ver as três formas que ele conceituou. O autor modificou-as através de testes mais abrangentes. Por exemplo, na forma fraca se passou a levar em conta os dividendos, taxas de juros e outros eventos. Tornando assim, mais completa a análise. A segunda forma passou a se chamar de estudo de evento e a terceira forma teve o nome alterado para teste de informações privadas (FAMA, 1991).
    
    Do que FAMA elencou nos dois artigos, ficou como metodologia para verificação de eficiência de mercado o uso de estudo de evento. Esse método é muito eficiente para a análise da velocidade de ajuste do mercado às informações. Basicamente se faz uma regressão que relaciona os retornos de determinado ativo em relação ao retorno do mercado num determinado período. É claro que a metodologia de regressão vai muito além do que foi explicado acima. Porém, não cabe aqui fazer o detalhamento da metodologia, pois seria necessário um post inteiro para isso. O output de um estudo de evento é basicamente o que segue abaixo e ilustra retorno anormal na data 0, a qual é a data do evento que estaria sendo analisado.
      
    Os artigos publicados atualmente sobre a hipótese de eficiência de mercado no Brasil demonstram que em datas próximas a eventos como a data ex-dividend, datas de publicação de comunicados de fusões e aquisições são momentos em que o mercado se mostra ineficiente, ou seja, proporciona retornos anormais aos investidores. Porém, com exceção desses eventos específicos, a literatura traz o mercado como sendo eficiente. Essa eficiência se da, basicamente, em função de que existem muitas informações disponíveis e muitos investidores pesquisando constantemente a respeito. Essas informações geram expectativas nos investidores e essas expectativas são o que guiam os mercados.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar.