quinta-feira, 19 de abril de 2012

Debate Sobre Análise Dinâmica De Empresas

A Análise Dinâmica é uma importante ferramenta que nos possibilita analisar a liquidez de uma empresa e sua capacidade de sobrevivência e crescimento de longo prazo.
As principais variáveis que compõem o modelo desenvolvido por Michel Fleuriet são: 1º: Capital de Giro Disponível (CDG) ou Capital Circulante Líquido (CCL); 2º: Necessidade de Capital de Giro (NCG); e 3º: Saldo de Tesouraria (T). Visualmente:

O Capital de Giro Disponível (CGD) ou Capital Circulante Líquido (CCL) é aferido pela diferença entre os Ativos Circulantes e os Passivos Circulantes: CCL = AC - PC
Seu resultado identifica se a empresa dispõe de recursos de curto prazo para cobrir suas obrigações de mesmo prazo e se estes recursos são suficientes ou não. Assim:
AC < PC: os recursos de curto prazo da empresa não são suficientes para cobrir as obrigações de curto prazo.
AC = PC: os recursos de curto prazo são suficientes para cobrir as obrigações de mesmo prazo, sem folga.
AC > PC: os recursos de curto prazo são mais do que suficientes para cobrir as obrigações de mesmo prazo.
CCL positivo é salutar para a gestão financeira de uma empresa; no entanto é preciso identificar se o excedente provém de atividades operacionais ou financeiras, pois a recomendação é distinta.
A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é determinada pela diferença entre os Ativos Circulantes Operacionais e os Passivos Circulantes Operacionais: NCG = ACO – PCO
NCG > 0 (ACO > PCO): indica qual é a necessidade de fontes de financiamento para manter a operação do negócio.
NCG < 0 (ACO < PCO): reflete que a operação do negócio gera excedentes de recursos não onerosos (sem incidência de juros), o que pode resultar em uma situação de liquidez muito boa para a empresa.
O volume de recursos necessários para o giro operacional de uma empresa é determinado pela receita bruta (ROB) e pelo tamanho do seu Ciclo Financeiro (CF), ou seja, NCG = f(ROB, CF).
Na análise da NCG, a gestão de prazos médios da empresa adquire extrema relevância: obter maior prazo junto aos fornecedores (aumento de fontes de financiamento), reduzir o prazo de permanência dos produtos em estoque e o prazo do contas a receber (redução de aplicação de recursos na operação) contribuem significativamente para redução do CF, uma vez que o mesmo é determinado pela equação:
 CF = PME + PMR – PMP
 Onde,
PME = Prazo médio de estoque, PME = (Estoque / Custo Mercadoria Vendida) *360
PMR = prazo médio de recebimento, PMR= (Contas a Receber / ROB) *360
PMP = prazo médio de pagamento, PMP= (Contas a Pagar / Compras) *360
 Visualmente:

Descuidar-se com o ciclo financeiro e apresentar NCG positiva pode levar a empresa a contabilizar grandes perdas financeiras, pois se a mesma não possuir recursos disponíveis ou investidores dispostos a aportar mais recursos, deverá recorrer a fontes de recursos onerosos para a empresa, podendo comprometer a rentabilidade esperada.
A falta de informações contábeis/gerenciais e de controles efetivos do ciclo financeiro pode levar uma empresa a se tornar dependente de recursos de terceiros onerosos (linhas de crédito com juros altos e prazos curtos). Esta é uma situação comumente e vista em empresas de pequeno e médio porte.
 O Saldo de Tesouraria (T) é determinado pela diferença entre o Ativo Circulante Financeiro e Ativo Circulante Financeiro: T = ACF – PCF.
T evidencia se a atividade operacional da empresa gera excedentes (ativos financeiros como caixa e/ou aplicações financeiras, por exemplo) ou obrigações de curto prazo (passivos financeiros, como empréstimos e financiamentos, por exemplo).
As empresas podem trabalhar com algumas combinações de CCL, NCG e T, mas a melhor configuração possível evidencia a existência de CCL (CCL positivo) e em patamares superiores ao da NCG. Deste modo, ocorrendo NCG positiva, o CCL seria suficiente para financiá-la e ainda gerar um saldo positivo de tesouraria (T), garantindo a liquidez da empresa.

Um comentário:

  1. Iron Clovers: The Fastest to Buy Titanium Properties
    Find the best titanium nitride titanium properties that you can use titanium trim reviews in your house today titanium scooter bars and start building your own. Iron Clovers is a game of titanium chopsticks fortune in a new world damascus titanium of gaming,

    ResponderExcluir

Obrigado por participar.